26/08/2018
Qualidade de Vida & Saúde
Quais são os fatores que influenciam o humor?
 


O humor é o tom sentimental, agradável ou desagradável que uma pessoa experimenta internamente. Portanto, não estamos falando sobre o que nos faz sorrir ou rir a gargalhadas. Geralmente, ele está ligado a um objeto externo (acontecimento, lugar, outra pessoa, etc.) ou a um pensamento próprio, alguns dos fatores que influenciam o humor.
O humor se refere exclusivamente aos sentimentos internos, isto é, subjetivos. Não abrange a manifestação externa dos mesmos. Quando levamos em consideração os sentimentos internos e sua expressão externa, falamos de afeto, e não de humor.


*** Estar de bom humor é estar alegre

É uma expressão comum e coloquial dizer: “estou de bom humor” ou “estou de mau humor”. Dizemos isso quando queremos refletir nosso humor diante das circunstâncias ambientais. Quando estamos de bom humor, nosso tom vital e sentimental é fortalecido. Nós nos sentimos alegres e nos sintonizamos bem com todos os acontecimentos positivos que nos cercam.
Se estamos de bom humor, ficamos otimistas e temos vontade de fazer as coisas.Queremos nos conectar com outras pessoas, nos divertir e aproveitar nossas experiências diárias. Da mesma forma, temos uma maior capacidade de resistência para enfrentar os possíveis obstáculos. Tendemos a minimizar os contratempos, relevando-os devido ao otimismo gerado pelo nosso bom humor.


*** Quando estamos de mau humor, não estamos para ninguém

Pelo contrário, quando estamos de mau humor, nos colocamos no polo oposto. Nosso humor é tingido de pessimismo e nos sentimos apáticos. Ficamos indiferentes e sem interesse em tudo o que requer um esforço mínimo.
Desta forma, os contratempos parecem ser complicações irritantes e intransponíveis.Isso piora ainda mais o nosso estado. Preferimos que nos deixem em paz e não nos incomodem, por isso tendemos a evitar as relações sociais.


*** Quais são os fatores que influenciam o humor?

Se tentarmos analisar quais fatores influenciam o humor, veremos que eles são inúmeros. Alguns fatores são externos, provenientes do ambiente que envolve a vida das pessoas. Outros fatores são internos, provenientes da própria pessoa e que aparecem na forma de sensações físicas, psíquicas ou combinadas.
Uma classificação dos fatores determinantes das mudanças de humor nunca seria precisa, uma vez que uma característica básica destes é que eles são específicos para cada pessoa. Ou seja, cada pessoa é sensível a determinados fatores em particular.
Um mesmo acontecimento age no humor de várias pessoas de diferentes maneiras, de acordo com seu temperamento e personalidade. Para verificar isso, poderíamos recorrer a um experimento simples. Este experimento consistiria em participar de uma reunião social e parar para observar cada um dos participantes, tentando perceber seu estado de ânimo, seu humor predominante. Nós provavelmente veríamos alguém alegre, radiante de felicidade, falante e cheio de entusiasmo.
Não longe dele veríamos outro, silencioso, taciturno, ausente, agindo como se a festa não fosse com ele. Um pouco mais adiante veríamos um terceiro, zombeteiro, arrogante e presunçoso que nunca deixa de atrair a atenção. Sentado em um canto, talvez alguém esteja curtindo a música.
Como vemos, os acontecimentos e os estímulos ambientais são comuns a todos; no entanto, a reação de cada um é muito diferente. É por isso que o nosso humor depende do que pensamos e fazemos em determinadas situações.


*** Nossa biografia determina o nosso humor

O que para uma pessoa é maravilhoso, para outra pode ser terrível. É assim na maioria dos casos. Cada pessoa é um conjunto de vivências, experiências e memórias arquivadas ao longo de sua vida. Isso é o que chamamos de biografia.
Cada uma dessas vivências, experiências e lembranças é acompanhada por um sentimento, uma determinada emoção, que é ativada quando encontram uma circunstância que as excita.
Não é, portanto, o fato determinante em si que modula o nosso humor. O que o modula é a integração mental que fazemos do mesmo em nosso interior, com toda a carga emocional que isso implica.
Então, quando nos perguntarmos quais são os fatores que influenciam o humor, podemos afirmar que tudo aquilo que provoca em nós uma reação emocional, tanto positiva quanto negativa, tem uma influência. Fazer uma lista seria uma tarefa longa, mas valiosa, para o nosso autoconhecimento.

Fonte: Mente maravilhosa
 
Indicar esta notícia Imprimir esta notícia
VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA QUALIDADE DE VIDA & SAÚDE
04/01/2018 - Como diferenciar a tristeza da depressão
19/06/2017 - Avaliando a Sua Vida
09/05/2017 - QUAL O GRAU DE INTOLERÂNCIA ÀS SUAS PREOCUPAÇÕES? FAÇA O TESTE
23/01/2017 - Quando buscar ajuda de um Profissional da Psicologia
26/11/2014 - Saiba como controlar suas emoções no trabalho e na vida pessoal
26/12/2013 - Sede no Vale do Paraíba- São José dos Campos
 
  Avenida Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 335
Edifício Madison Tower, Sala 307
CEP: 12246-000, Bairro Jardim Aquárius
São José dos Campos / SP
12 | 3431 2898
12 | 99781 1219
atendimento@rsartoretto.com.br
 


© - Ideia Good - Soluções para Internet